Carreira com Babado Novo
Claudia Leitte cursou, sem entretanto concluí-las por alegada falta de tempo em conciliar os compromissos da banda com os estudos, as faculdades de Direito, Comunicação Social e Música. Em 2001, Claudia integrava o conjunto axé Babado Novo, da capital baiana. Sob seu vocal o conjunto finalmente veio a alcançar um sucesso que transcendeu as fronteiras do Estado, no ano de 2003, com as canções Amor Perfeito e Cai Fora, além de regravações no estilo axé music de outros sucessos, ganhando vários prêmios como O "Troféu Dodô e Osmar", nas categorias "Melhor Banda" e "Cantora Revelação". Em dezembro de 2005, apresentou-se no especial de Natal do cantor Roberto Carlos, tradicionalmente exibido pela Rede Globo.
Apresentando-se no carnaval de Salvador e em inúmeras micaretas em todo o país, como Micarande, Fortal, Carnatal e Pré-Caju, a cantora atingiu um patamar que a colocou entre as maiores do circuito, como Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Margareth Menezes. O nome da cantora é registrado com apenas um T (Leite). O segundo T faz parte apenas do nome artístico.
Claudia é contra o uso de qualquer droga,[2] e se recusa a participar, por exemplo, de comerciais de cerveja (apesar de, em 2006, ter participado, com os cantores Zeca Pagodinho, Sandra de Sá, Latino e Toni Garrido, da campanha publicitária da cerveja Brahma, sobre a torcida pelo pentacampeonato da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA de 2006). Em 2008 a cantora assinou contrato com o Guaraná Antarctica (pertencente, assim como a cerveja Brahma, à companhia AmBev), tornando-se a mais nova garota-propaganda da marca. O contrato dura por três anos.[carece de fontes]
O Carnaval de Salvador de 2008 foi a última apresentação de Claudia com a banda. A partir de então, dedicou-se à sua carreira solo, recebendo os músicos e a equipe técnica do Babado Novo como companheiros também na nova fase.